terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dos livros

Pois é... depois desse feriadão, a terça-feira perdeu a graça.
Não tô a fim de fazer nada, nem de falar nada, tô num dia meio anti-social...
Faz tempo que eu não tenho nada de bom pra ler, antes, eu comprava no mínimo 2 livros por mês, e quando estudava, pegava muitooos livros na biblioteca. Gosto muito de ler, principalmente quando estava no hospital e não tinha nada pra fazer, principalmente na emergência que não era permitido levar tv.
Na primeira vez que eu fui pra emergência, eu desabei, não sabia como era e achava que ia sair logo, fiquei 5 dias, trancada num cubículo, junto com outra menina que também estava com a imunidade baixa (ela tava muito dopada, a quimio dela tinha dado errado). No primeiro dia, eu chorava o tempo todo, deitada em cima de uma maca, sem travesseiro, sem minha família. Quando a minha mãe ia me visitar (só 15 minutos, 3x dia) me agarrava nela e pedia pra ela me levar dali. No segundo dia as coisas começaram a melhorar, me conseguiram uma cama, um travesseiro e minha mãe me levou o livro "Feliz Ano Velho" do Marcelo Rubens Paiva pra eu ler.
Eu já tinha lido, mas ler enquanto tava no hospital, numa situação parecida com a dele foi totalmente diferente, um livro muito legal que mostra que as coisas ruins acontecem com todo mundo e que a gente tem que se adaptar sempre. Ele narra o acidente e a recuperação dele de uma forma leve, sem ressentimentos... queria saber lidar assim com os meus problemas...
Aí vai um resuminho (Site Submarino): o livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo tetraplégico, a poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo, de farra, resolve dar um mergulho no lago. Meio metro de profundidade. Uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali, naquele mergulho, a história de Feliz Ano Velho.
Eu não vou contar o resto... é pra ficar com vontade de ler...
Tinha que escrever alguma coisa relacionada ao hospital, acordei pensando muito nisso hoje, talvez por isso eu esteja meio "jururu".
Bjos


Quem canta os seus males espanta, e quem lê também...

2 comentários:

  1. Um certo dia, vó deu alta e fomos pra casa, logo a noite ela passou mal e levamos ela pra sta. casa. A vó ficou na emergência, em uma micro-maca... dái ela tomou bastante soro e 2 bolsas de sangue. Eu fiquei sempre alí com ela, claro q pelo lado de fora, sentada nos bancos, grávida da Helena (3meses). Daí não aguentei o cansaço e fui dormir nos bancos da rua, na entrada da s.ta casa, onde tinha mais 3 pessoas dormindo tbém. Foi horrível... a vó, sozinha lá dentro, chorando de frio, com vontade de fazer xixi (sem poder levantar da maca)... e ela conta q segurou a bexiga a noite inteira! Me culpo por não ter insistdo pro guardinha pra eu entrar e ficar nem q fosse embaixo da maca da vó! Ainda briguei com uma enfermeira (quase saí no tapa)pq ela dizia q não tinha cobertor disponível no hospital! E a vó tiritando de frio e chorando!

    ResponderExcluir
  2. Ai Carol, é um descaso com a saúde pública mesmo, o pior é que não tem nem pra quem reclamar, geralmente as enfermeiras chefes e os medicos são os piores. Mas agora aprendi... qualquer coisa liga pra ouvidoria que eles anotam tua reclamação e falam com a pessoa, que fica "fichada". è muito bom isso...

    ResponderExcluir